
Exmos. Srs.
No passado dia 10 de Junho, a FNK-P conduziu e dinamizou o Fórum Nacional de Treinadores de Karate. Este encontro de análise e reflexão aberta revestiu-se do maior nível de participação e envolvimento, por meio da representação e presença de mais de 100 treinadores, formadores e responsáveis técnicos associativos de outras tantas associações e outras entidades.
Tendo como pano de fundo o panorama do Novo Programa Nacional de Treinadores emanado do novo quadro jurídico-legal, decorrente do decreto-lei nº 248-A/2008 de 31 de Dezembro e do despacho nº 5061/2010, que foi referenciado e enquadrado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e pelo Instituto do Desporto de Portugal, foram abordadas e analisadas as diversas questões do novo modelo de formação, tais como as principais linhas programáticas e conteúdos, a carga horária (e a sua distribuição contando com as actividades que hoje já são realizadas pelos treinadores, incluindo a preparação das mesmas), as novas etapas da carreira de treinador, os respectivos graus e âmbito das respectivas competências, o sistema de equivalências entre a gradualização do sistema antigo para o novo sistema (totalmente assegurado) e o novo processo de atribuição e de validação de pedidos de CTD, para citar apenas algumas das matérias principais. Os esclarecimentos foram dados e conseguidos, e, o índice de espírito de trabalho de equipa da parte de todos foi bastante elevado. Este será um importante activo para conseguirmos cumprir e implementar todas as etapas e prazos deste processo. Existem ainda algumas questões que estão em aberto e este processo que a FNKP está montar com o IDP está em construção e deve ser visto segundo uma óptica de melhoria contínua.
Este novo paradigma representa um salto estratégico para os treinadores, mas mais ainda, porque a FNKP, enquadra-o segundo uma visão integrada, que foi explicitada, esse salto potencia ainda mais todos os agentes e entidades desportivas envolvidos, de modo interligado e ecossistemático.
Todos os objectivos foram cumpridos. Contamos com Todos. Todos podem contar connosco.
____________________
O Presidente da FNK-P
João Salgado
Sem comentários:
Enviar um comentário